Adolpho Fontes, Bruno do Amara,
Paulo Augusto, Victor Calaça, Marina Jambo Marina Lemos, Maria Clara Baltar, Raquel Quintans, Larissa Ellen, Marianna dos Anjos, Pedro Lira
No dia 30 de Maio o curso de Medicina CESMAC realizou, com os alunos do 2º período, a Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os sinais em Libras que foram ministrados na sala de aula durante esse semestre, onde os alunos desenvolveram esses sinais no banner para apresentar no holl da universidade, mostrando vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica, a exemplo das formas de como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade surda, que a muito tempo viveu e vive à margem da sociedade. Estamos fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta médica".
Prof. Joilsom Saraiva
Foi um grande aprendizado em pouco mais de um mês, visto toda dificuldade que essa materia apresentou no início do semestre. Todavia, o professor Joilson teve grande capacidade e competência de nos ensinar em meio as dificuldades de tempo e a necessidade de haver três notas. Em termos de qualidade de ensino, fiquei muito satisfeito, por ter conseguido aprender o que com certeza utilizarei no futuro na carreia médica. Gostaria de salientar também a importância da LIBRAS no contexto do mundo atual, baseado também nos dois filmes que foi passado para assistirmos retratando as realidades e dificuldades do surdo na sociedade. A Lingua Brasileira de Sinais representa, desde 2002 até os dias presentes, um grande marco na sociedade, como conquista de mais uma independência dos surdos. Dessa forma, o papel da população é fundamental no sentido de aceitar, ajudar e promover também oportunidades em todos os sentidos, desde ajudas, empregos à novas tecnologias acessíveis à eles. Por fim, espero ter a capacidade de poder ajudar no futuro àqueles que a mim vierem e forem portadores dessa “deficiência”.
ResponderExcluirObrigado
Adolpho Fontes
Tendo em vista a dificuldade de inclusão dos surdos em nossa sociedade, a matéria de libras é de suma importância para possibilitar a inclusão e quebrar a barreira que existe entre surdos e não surdos, principalmente na área médica, onde a comunicação e o entendimento é essencial para a conduta adequada de tratamento do doente. Assim, a matéria veio para somar e permitir que nós, futuros médicos, tenhamos a capacidade de lidar com situações como esta, que irá acontecer no nosso dia a dia, visto que a escassez no Brasil de médicos que sabem libras, é absurda. Assim, o professor Joilsom tem se mostrado capaz e dedicado ao passar atividades, dentre as quais a exposição do banner, onde pudemos expor para outros alunos e professores não só o que estava exposto no banner, mas a importância da matéria em agregar inclusão na nossa vida e na dos surdos.
ResponderExcluirLarissa Ellen
Tendo como partida a difícil realidade enfrentada por surdos no ambiente hospitalar, como um simples atendimento, a matéria de Libras foi colocada em outro patamar pelo professor Joilsom. Ele nos mostrou que nós, como profissionais, devemos ser apenas mais que um médico, e sim humano. Foi uma experiencia incrível que em tanto pouco tempo foi trabalhada de uma forma eficiente pelo professor. Afinal, tenho total consciência que sou capaz de atender um paciente surdo sem qualquer dificuldade. Deixo aqui meu agradecimento ao professor Joilsom e dar-lhe os parabéns pelo trabalho feito com humildade e disposição.
ResponderExcluirObrigado,
Paulo Augusto
Já dizia o psiquiatra norueguês Terje Basilier: "Quando eu aceito a língua de outra pessoa, eu aceito a pessoa. Quando eu rejeito a língua, eu rejeitei a pessoa porque a língua é parte de nós mesmos. Quando eu aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem o direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los, devemos ensiná-los, ajudá-los, mas temos que permitir-lhes ser surdo."
ResponderExcluirNós nunca saberemos a importância de algo antes de ver a dificuldade que lhe é apresentada, e assim foi com a língua Libras nesse período no Cesmac. Em poucos meses tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais a necessidade do saber dessa língua, através de filmes, debates e muita leitura. O professor Joilson foi peça chave para esse processo construtivo e enriquecedor, nos ensinando de forma dinâmica a gostar cada vez mais de libras. Não é fácil, são muitos sinais e regras, mas quando se consegue enxergar a existência de um propósito maior para isso, tudo se torna incrível. Nesse período exercitei a arte de olhar com compaixão para muito além do meu próprio eixo, até porque, como foi dito acima, os surdos não precisam se encaixar a nossa realidade, pois ela não é tida como verdade absoluta, sendo assim, nós é que devemos criar meios para facilitar a nossa comunicação. Como futura médica, agora sei o meu dever e responsabilidade para com essa parcela da população que tanto sofre com as mazelas do dia a dia e com a inclusão social.
Ao professor Joilson, o meu muito obrigado,
Maria Clara Baltar
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ResponderExcluirÉ inquestionável ao mundo que todas as pessoas têm suas particularidades e suas características individuais. O projeto do professor durante esse semestre de aula de libras aplicado a medicina foi de suma importância para o meu crescimento pessoal que valerá o para minha carreira como futuro médico.
ResponderExcluirO projeto llibrolandia foi uma extensão importantíssima as aulas de libras, cada entendimento sobre as deficiências ,em especial a deficiência auditiva, e o Conhecimento do surdo como inviduo da sociedade Foi com toda certeza um grande crescimento as minhas convicções e aos meus valores. Entender que o deficiente faz parte da sociedade é adentrar em seu mundo e procurar modificar a forma de pensar da sociedade como um todo é importantíssimo que todos nós inclu foi com toda certeza um grande crescimento as minhas convicções e aos meus valores. Entender que o deficiente faz parte da sociedade é adentrar em seu mundo e procurar modificar a forma de pensar da sociedade como um todo é importantíssimo que todos nós incluam o surdo como pessoa como qualquer outra que possui o seus direitos e deveres dentro da sociedade . A inclusão é um passo muito importante a ser feito por todos e esse projeto nos mostrou o grau de prioridade que deve ser dado ao atendimento médico a um portador de deficiência , Seja ela qual for.
Os meus sinceros agradecimentos ao professor Joilson
Bruno Amaral
Ter a oportunidade de vivenciar o uso da LIBRAS tem sido uma experiência incrível, um privilégio sem igual. É notável a grande barreira que existe entre a comunidade surda e pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a língua de sinais, criando um sistema de exclusão, em que uma parcela da população é deixada de lado. Sobretudo em atendimentos médicos essa situação é inadmissível, onde exposto à uma posição de vulnerabilidade o surdo é impossibilitado de estabelecer qualquer comunicação, daí a importância de nós (futuros médicos) adquirirmos a capacidade de nos comunicar com a comunidade surda.
ResponderExcluirVisto isso, as aulas de LIBRAS e o projeto da librolândia foram glorificáveis, nos dando a oportunidade de sermos capazes de exercer nossa profissão com ética e igualdade a toda a população, dando à comunidade surda toda a dignidade intrínseca ao ser humano. Fico muito grata em poder me tornar uma médica mais humana e capaz de quebrar barreiras e praticar a inclusão. "O SILÊNCIO TORNA-SE UMA BARREIRA ENTRE SURDOS E OUVINTES, MAS A LÍNGUA DE SINAIS PODE QUEBRÁ-LA." (desconhecido).
Obrigada,
Marina Lemos
O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente. E é essa a visão que eu tenho sobre o professor Joilsom, um grande mestre no ensino de LIBRAS na aérea da saúde.
ResponderExcluirA palavra que expressa a admiração, respeito e carinho ao professor Joilsom é AGRADECIMENTO.
Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida.
O professor não somente ensina a matéria LIBRAS. O professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião. O professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar.
Ao professor Joilsom, agradeço pela luta diária e pela motivação para exercer com profissionalismo e maestria da melhor forma seu papel no CESMAC.
Nesse semestre, aprendi coisas que usarei pelo resto da vida, e o melhor, com isso, tornarei a vida dos surdos mais fácil, disponibilizando uma acessibilidade que muitos não tem na área da saúde.
Sou grato e honrado pelo professor que tive, pelos ensinamentos que colhi e pela certeza da contribuição árdua desse profissional para mudanças significativas e cumprimento da frase tatuada na nossa bandeira: Ordem e Progresso.
Victor Calaça
É notável que os deficientes auditivos fazem parte de um grupo marginalizado na sociedade, pois prevalece a carência de métodos inclusivos; dessa forma, eles sofrem drasticamente as consequências dessa exclusão durante o convívio social. No ambiente hospitalar, essa realidade não é diferente, o que torna difícil a comunicação entre o médico e o paciente. Como consequência disso, o processo de tratamento do paciente é prejudicado, visto que a formulação de um diagnóstico é impossibilitada. Logo, seguindo a Constituição Federal, a qual afirma em seu artigo 5º a igualdade de todos perante a lei, a existência da matéria de libras nos cursos de medicina faz-se extremamente necessária, já que, além de proporcionar maior inclusão social dos surdos, facilita o tratamento do enfermo a partir do diálogo nas consultas médicas. Sem dúvidas, o módulo de libras me deixou um excelente aprendizado que levarei para o resto da vida, sabendo que a comunicação entre todos, independente de ser deficiente ou não, é necessária para o diagnóstico de qualquer patologia. Agradeço ao professor Joilsom Saraiva pelo seu grande empenho em nos passar o maior número de informações em um curto espaço de tempo, valeu a pena todo o esforço da parte dele e de nós alunos de medicina, obrigada!
ResponderExcluirMarianna Carvalho Paes Barreto dos Anjos
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ResponderExcluirFico muito feliz em saber que muitas faculdades, indivíduos, se importam com o estudo da LIBRAS, pois os surdos desde muitos anos passam por desafios sociais, desafios de inclusão, desafios de educação, desafios em ter seus direitos garantidos, entre tantos outros. Por exemplo, muitos surdos passam por maus momentos quando precisam ir ao médico, pois muitos não conseguem ter a devida acessoria do profissional que não sabe como se comunicar com seu paciente. Com isso, é nítido a importância de termos a matéria Libras em nossa faculdade, pois devemos sempre olhar e cuidar do próximo. Obrigada professor Joilsom por esse aprendizado e principalmente por nos lembrar a importância que cada um temos na sociedade, surdos ou não surdos.
ResponderExcluirRaquel Quintans
Foi uma experiência enriquecedora! Em meu primeiro contato com a disciplina de LIBRAS aprendemos não só um pouco sobre a língua mas, também, sobre a realidade dos surdos no país. Aprender como essas pessoas se comunicam é, necessariamente, aprender sobre eles, sobre como vivem, sobre como passam dificuldades e sobre o quão desafiadora são suas vidas. Como futuro médico tenho certeza absoluta que essa aproximação com a realidade dos surdos me dará embasamento e sensibilidade para tratar e amenizar os problemas de saúde dessas pessoas. Foi um grande aprendizado! Gostaria de agradecer ao CESMAC e ao professor Joilsom Saraiva por nós proporcionarem essa vivência e grande experiência, depois dela, com certeza, serei mais sensível aos problemas de terceiros.
ResponderExcluirPEDRO LIRA
Com a notória exclusão dos surdos da sociedade e a abstenção da maioria da sociedade em relação a essa pauta, ter aulas de LIBRAS na grade curricular do curso é realmente um privilégio. As aulas de língua de sinais abriram meus olhos para uma realidade muito presente, visto que a deficiência não torna o surdo menos humano, com isso ele deve receber o tratamento dado a qualquer outro, no entanto, um atendimento adaptado a sua dificuldade. O surdo deve ter o direito de se expressar, mesmo que sendo através de sua língua, principalmente na área médica, onde ele estará exposto, vulnerável, podendo passar por um constrangimento, por precisar se comunicar com o profissional através de outra pessoa, um fato inadmissível. Esta parcela da população sofre discriminação há décadas, na idade antiga os surdos chegaram a ser considerados não humanos, por não conseguirem se expressar, somente no final da idade antiga, com o nascimento de muito surdos na nobreza, providências foram tomadas para conseguir, de alguma forma, os ensinar uma linguagem para que eles se comunicassem e desta forma conseguissem se expressar, desde então até os dias de hoje foi perceptível que de todos os métodos utilizados para tentar educá-los o mais efetivo foi através da língua de sinais. Este trabalho, mesmo que em curto período de tempo, nos deixou apresentar um pouco da língua, podendo despertar o interesse, de aprender, nas pessoas, assim como despertou em mim. Meus sinceros agradecimentos ao professor Joilsom, o qual se dedicou e se empenhou bastante neste período, nos doutrinando para um futuro melhor, com a formação de médicos mais humanos, que exercitam a inclusão de todos.
ResponderExcluirMarina Jambo