segunda-feira, 4 de junho de 2018

librolândia 2018.1 Alexandre Mendes, Diego Maia, Gabriel Ferraz, Gabriel Wanderley, Guilherme Japiassu, João Soares, Joaquim Feitosa, Lucas Ataíde, Lucas Vasconcelos, Márcio Ferraz.



Alunos: Alexandre Mendes, Diego Maia, Gabriel Ferraz, Gabriel Wanderley, Guilherme Japiassu, João Soares, Joaquim Feitosa, Lucas Ataíde, Lucas Vasconcelos, Márcio Ferraz.

No dia 30 de Maio o curso de Medicina CESMAC realizou, com os alunos do 2º período, a Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os sinais em Libras que foram ministrados na sala de aula durante esse semestre, onde os alunos desenvolveram esses sinais no  banner para apresentar no holl da universidade, mostrando  vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica, a exemplo das formas de como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade surda, que a muito tempo viveu e  vive à margem da sociedade. Estamos fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta médica".  


Prof. Joilsom Saraiva


12 comentários:

  1. Devido aos acontecimentos no começo do período referentes a matéria LIBRAS achei que não seria possível passar um conteúdo de uma língua complexa em um curto período de tempo. Entretanto, o professor Joilsom conseguiu abordar de maneira instigante e direta no ensino de Libras voltado pro cotidiano médico. Foi bastante válido e será muito útil no futuro, pois agora posso lidar e conviver com pacientes surdos, os quais , antes das aulas eu não poderia atender pela dificuldade na comunicação. É importante lembrar que os trabalhos passados, filmes e seminários foram de extrema importância para percebermos que os surdos existem em todos os lugares e que não podemos ignorá-los, já que eles por diversos motivos não se incluem no mundo dos ouvintes , cabe a nós(ouvintes) aprender a Libras e dar oportunidade a eles, estimulando,assim a inclusão dessas pessoas na sociedade. Tratando eles de maneira desigual á medida que se igualem aos demais.
    Alexandre Mendes
    2º período A

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, meu amigo Alexandre Mendes! Lembrei-me do que falou Aristóteles, filósofo grego, quando disse que é necessário "desigualar os desiguais na medida em que se desigualam" nas suas últimas palavras. Essa inclusão é fundamental! Todos somos dignos de respeito e de um tratamento humanizado. Assim é a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - inclusiva e humanizada.
    Sucesso, meu caro amigo!

    Cordialmente,
    Márcio Ferraz - Acadêmico de Medicina Cesmac 2 P turma A

    ResponderExcluir
  4. O ensino acadêmico da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem fundamental importância na percepção e na compreensão das reais necessidades de inclusão das pessoas com deficiência auditiva pelos profissionais de saúde. Essa vivência teve uma intensa aproximação dos acadêmicos de medicina do segundo período com histórias e fatos reais de pessoas com distúrbios na audição e/ou na fala que conseguiram se integrar à sociedade apesar de toda uma conjuntura social preconceituosa e discriminatória. Essa inclusão deu-se pela Língua de Sinais - instrumento de comunicação reconhecido como oficial na educação mundial e em nenhum aspecto considerado inferior aos outros meios de comunicação entre pessoas.
    Portanto, a inclusão social por meio da LIBRAS é essencial para termos uma realidade de justiça, igualdade e solidariedade no Brasil e no mundo. Com isso, quero parabenizar o professor Joilsom e a coordenação do curso de medicina Cesmac pela diretriz e pela condução das aulas e dos trabalhos. Assim como, quero enaltecer e felicitar toda a turma do segundo período de medicina pela dedicação e pelo brilhante desempenho ao longo de todo esse tempo na execução das atividades acadêmicas na disciplina de LIBRAS.
    Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  5. Em meio à toda a turbulência enfrentada no período, o módulo de Libras foi essencial para a compreensão da importância de aprender a língua, podendo, assim, promover a inclusão de pacientes com deficiência visual e auditiva. O módulo também proporcionou o desenvolvimebto do lado humano do médico, através da apresentação do dia-a-dia do público surdo e mudo, por meio de filmes e reportagens mostrados em sala. Assim, o módulo foi essencial para a aproximação com a realidade diária desse público e a melhor compreensão da Língua Brasileira de Sinais para o uso diferencial, que poderá superar obstáculos de comunicação e salvar vidas.
    Lucas Ataíde Ávila
    Medicina Cesmac - 2° período "A"

    ResponderExcluir
  6. O módulo de Libras em pouco tempo nos mostrou e nos ensinou noções elementares sobre a língua de sinais , além de nos mostrar a história no mundo e no Brasil sobre os surdos. Com isso podemos compreender ainda mais as necessidades do paciente surdo além de compreender que se deve singularizar o processo terapêutico desses indivíduos, ultrapassando o modelo biomédico vigente e valorizar as diferentes nuanças que compõem esses pacientes (biopsicossocial e cultural); e enfatizaram a necessidade de proporcionar aos futuros medicos noções elementares sobre língua de sinais. Nosso módulo de Libras concordou com que diz a literatura que o problema de comunicação do indivíduo surdo não é orgânico, e sim social e cultural, pelo fato de a sociedade ouvinte não estar preparada para lidar com os surdos e, assim, atender adequadamente suas demandas.

    ResponderExcluir
  7. Estudar a língua brasileira de sinais com as aulas ministradas pelo professor Joislsom Saraiva foi de suma importância para a formação médica dos alunos de medicina do Centro Universitário Cesmac, turmas do segundo período. Com aulas direcionadas à prática médica ele nos mostrou a importância de sermos capacitados para tratarmos e atendermos todos os pacientes que chegam a nós de forma igual. além disso, aprender um pouco sobre a língua e a comunidade surda nos foi útil de inúmeras formas, podemos ver o quão é necessário os entendermos para que através de muito empenho possamos ajudá-los no que precisam, que é a inclusão social. Os surdos enfrentam de fato muitos obstáculos ao decorrer de suas vidas, mas juntos somos mais fortes e com o apoio de todos os brasileiros e a perspectiva de inclusão social e tratamento igualitário a todos, teremos qualidade de vida para os brasileiros como um todo.
    Gabriel Antonio Wanderley Cavalcante
    Medicina Cesmac - 2° período

    ResponderExcluir
  8. Percebi que o estudo da língua de LIBRAS é muito importante para a inclusão de uma parcela da população que eu achava que era pequena e passei a ver que a demanda é muito grande e é um assunto que ninguém fala. Além disso, LIBRAS é um diferencial na formação do profissional da saúde e aprender essa língua certamente seria muito proveitoso para a minha carreira. Entretanto, devido a imprevistos, notei que nesse semestre a matéria não foi muito proveitosa e foi dada de forma rápida, o que dificulta o aprendizado. Como eu havia dito, essa rapidez foi devido a imprevistos, e em nada reflete sobre a competência do professor Joilsom Saraiva.
    Diego Maia Lins de Albuquerque
    Medicina cesmac - 2º período
    Turma: A

    ResponderExcluir
  9. A LIBRAS é de suma importância para formação de um profissional, pois atua como ajuda para uma melhor forma de atendimento, como também na forma de inclusão dos deficientes auditivos ou surdos. O aprendizado da libras nos ensina não somente a se comunicar, nos ensinar a sentir a dificuldade do outro, a ter empatia. Nos ensina a ser mais humanizados e menos robotizados. Acredito q todo profissional deveria ter a oportunidade de ter o aprendizado da língua de sinais, e assim, enxergar o mundo de outra maneira. O imprevisto ocorrido nos fez criar um tipo de resistência a matéria LIBRAS. Porém, a persistência do professor Joilsom Saraiva nos fez perceber a relevância do aprendizado da linguagem dos sinais para verdadeira e completa formação nossa como profissionais da saúde.

    Guilherme Japiassu de Alencar
    Medicina Cesmac- 2 período, turma A

    ResponderExcluir
  10. Esse curto período de aulas e práticas foi suficiente para levar questionamentos que antes poucos alunos se deparavam: “É dever dos surdos e deficientes buscar se comunicar com os ouvintes ou vice e versa?” Ou “Libras é realmente uma língua completa ou somente um alfabeto ao pé da letra?”. Enfim, tais dúvidas e tantas outras foram esclarecidas através das aulas e trabalhos ministrados pelo competente professor Joilsom que com o tempo tão corrido fez seu dever pessoal de conscientizar e transmitir empatia por essa gigante minoria dos que utilizam da libras. Com esse fim de período resta a vontade de se aprofundar nessa complexa cultura que é tão pouco representada. Além disso resta também gratidão pelo Joilsom e a essência de humanidade e responsabilidade que todo indivíduo deve carregar, não só um médico.
    Ass: Gabriel Cavalcante Ferraz
    Medicina cesmac 2 período, turma A

    ResponderExcluir
  11. Joaquim Feitosa
    nesse período tivemos a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos em libras e ter um olhar diferente sobre a questão dos surdos, que muitas vezes são esquecidos e podemos aprender um pouco sobre a linguagem de sinais para podermos, mesmo que pouco, nos comunicar e e com os surdos, deixo aqui minha gratidão pelo trabalho realizado pelo professor Joilsom pelos trabalhos realizados conosco que nos deram a oportunidade de conhecer tanto a linguagem de sinais como a história dos surdos no Brasil.
    ass: Joaquim Feitosa e Feitosa
    medicina cesmac 2º período A

    ResponderExcluir
  12. Libras foi uma matéria de dificil aceitação no começo, porém, após entendermos sua essência vimos o quão importante ela é. Esse trabalho feito foi de suma importância pois nos aproximou a realidade do surdo e a dificuldade que ele sente para se comunicar com quem não entende sua lingua, sim, sua lingua, pois Libras é considerado lingua oficial brasileira.
    Deixo aqui minha gratidão ao professor pela aproximação com o tema e pela humanidade ao nos apresentar o conteúdo e nos fazer enchergar com novos olhos essa realidade próxima e ignorada por muitos.
    João Soares da Silva Neto
    MEDICINA 2° PERIODO TURMA A

    ResponderExcluir